21 de março: dia internacional da Síndrome de Down

Oi gente! Não tinha planejado fazer este post, mas acho que vale muito a pena falar desse assunto deixado de lado por tantos e a importância do mesmo. Dia 21 de março é o dia internacional da Síndrome de Down. Para quem não sabe, é causado pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células do indivíduo. Pensado sabiamente, dia 21/03 foi o escolhido para comemorar a data por esse motivo da trissomia. Infelizmente não é um assunto muito comentado pelas pessoas, escolas e faculdades, mas temos a internet e acho que vale a pesquisa e descobrir mais sobre os projetos incríveis que lutam para dar um lugar de igualdade àqueles que possuem essa particularidade para conosco. Espero que gostem!

Foto: Google Imagens
Esse post foi feito a partir de pesquisas ao site Movimento Down, uma organização dedicada à informação e ajuda a algumas pessoas. Não é publi.

Acho bem importante a discussão sobre a inclusão social destas pessoas, pois mesmo todos apenas falando das suas incapacidades, que nós mesmos temos, as pessoas com esta síndrome podem sim manter uma vida estável, estudar, trabalhar. Falta-lhes oportunidades nas áreas trabalhistas, falta acolhimento de parte da sociedade, e o "abrir" dos olhos de nós mesmos que podemos achar que não é nada. Eu mesma pensava que isso não era necessário, pois eles estudam e fazem coisas como eu e todos que conheço, mas foi aí que percebi que nunca os vi com uma camisa de alguma empresa, nunca os vi na faculdade ou em uma sala de aula enquanto professor(a). Há sim professores com Down, e são bons professores. Então temos que mostrar e trazer mais à tona que não temos nenhuma diferença, mas sim semelhanças, somos mais parecidos do que imaginamos, então para quê marginalizá-los?

O vídeo abaixo é do canal CanalMovimentoDown que explica melhor o que é a síndrome e outras coisas que queiram saber sobre o assunto:



Eu apoio. E você? 😍

Para saber mais sobre a Síndrome de Down e a comemoração do dia internacional entrem no blog do Movimento Down, pois não posso falar sobre um assunto que sei tão pouco. Clique na aba "fale conosco" para ter mais informações sobre o movimento. Se puderem ajude a(s) causa(s) também. 💖

Beijos! 😘